OPINIÃO 098 - Para entender o significado de PÁTRIA, assista "Thor: Ragnarok"!!!


Para entender o significado da palavra PÁTRIA, ele é explicado no final do filme "Thor: Ragnarok".

ALERTA DE SPOILER!

No final do filme, com a iminente destruição de Asgard, Thor entende a mensagem de seu pai que dizia "Asgard não é o lugar, é o seu povo", e leva todos os sobreviventes de seu país à Terra, onde fundam Nova Asgard. Essa mensagem, que analisada superficialmente parece ser só uma falácia "roliudiana", é extremamente importante para analisarmos a atual situação política no Brasil, e sua relação com a palavra Pátria, tão utilizada para justificar ações e princípios.

Os ultranacionalistas e direitistas extremados adotam a palavra PÁTRIA para fundamentar muitas de suas barbaridades, mas sem entenderem realmente o seu significado, ou entendem, mas como não atende suas aspirações, preferem deturpar. PÁTRIA não é uma localização geográfica. Tampouco uma posição ideológica, seja ela à esquerda ou direita de qualquer coisa. Pátria é o conjunto de elementos que constituiu um povo, que abraça sua cultura, sua multiplicidade étnica e social. Pátria não é um lugar. Nunca foi! Abraçar uma bandeira, que tirando a simbologia não passa de um pano colorido, e não abraçar causas sociais, é dar as costas aquilo que realmente constitui uma pátria, que é seu povo.

Cuidar da Pátria é cuidar das pessoas. É promover o bem das pessoas. Doar sangue é uma demonstração de amor à Pátria muito maior que cantar um hino, que prestar continência à uma bandeira. Lutar por uma educação de qualidade, por uma saúde que atenda a todos indiscriminadamente e por uma economia que seja inclusiva e que diminua as diferenças entre os que têm mais e os que não tem nada, isso sim é DEMONSTRAR AMOR À PÁTRIA.
Amar a Pátria nada tem a ver com ódio, com torcer para que as minorias "se adequem ou desapareçam". É justamente entender que minorias, maiorias ou qualquer outra quantificação social é constituinte desta Pátria.

Por isso, no final do filme "Thor: Ragnarok", a mensagem sobre Pátria fica clara. O planeta foi destruído, mas isso não significou o final de Asgard, pois a Pátria continuará existindo enquanto as pessoas que a compunham estivessem vivas, e por isso mesmo a preocupação do personagem principal em salvar o povo.

Trazendo para nossa realidade, no meio de uma pandemia que hoje, 20/05/2020, bate à porta dos dois mil mortos no Brasil, ficar em casa, higienizar-se e usar máscara se precisar sair, é a maior demonstração de AMOR À PÁTRIA que se pode fazer, pois é assim que vamos preservar o que nossa Pátria tem de mais importante, as pessoas que a constituem.

E ao final destes tempos sombrios que nos assolam, da mesma forma que aconteceu com Asgard, torço muito para que nosso país renasça com mais empatia, respeito e amor à Pátria. Quem sabe também encontremos um Novo Brasil.
#ficaemcasa





...............................................................................
Me segue no Instagram: @leandrodearaujofotografia

E no Twitter: @Le_Aquecimento


E minha galeria no Flickr

Adquira o livro aqui

Comentários