OPINIÃO 057 - Android vs Windows Phone – A “Contrarrevolução”

Há aproximadamente cinco anos comprei meu primeiro smartphone com o sistema operacional Android. De cara achei muito legal. As possibilidades de customização eram revolucionárias, as ferramentas muito originais e, principalmente, havia um universo de aplicativos que poderiam ser instalados e que transformariam meu telefone celular no que eu quisesse, de uma simples lanterna a um navegador GPS avançado. Muito legal mesmo! É claro que com o uso descobri as restrições. Primeiramente aquelas impostas pela operadora, com seus aplicativos inúteis, atalhos para instalação de jogos que não me interessavam e bloqueios às funções avançadas do Sistema Operacional. Não demorou muito para descobrir a possibilidade de “rootear” o aparelho, seguindo tutoriais espalhados pela web ou então pedindo a um colega que fosse mais prático na operação. Liberdade total! Após fazer esta mudança na programação do sistema (que não é um procedimento simples), agora posso desinstalar quase tudo que não me interessa, mudar o local da instalação dos aplicativos para o cartão SD e gerenciar quais aplicativos iniciariam junto com o Android. O Sistema Operacional de meu celular ficou muito parecido com o Windows que uso no meu computador, o que facilitou muito sua utilização. Logo também descobri que havia a possibilidade de trocar a versão do Android instalado pela operadora no meu celular, por outra versão, mais bonita e com novas funcionalidades. Podia substituir o software por uma nova ROM. Mais tutoriais, consultas a amigos que já haviam tido esta experiência, aquela adrenalina na hora que o novo sistema estava sendo baixado para o aparelho e pronto! Era quase como se eu adquirisse um telefone novo! Sabe aquela sensação de quando desinstalamos o Windows XP do nosso computador pela primeira vez e substituímos pelo Windows 7? Tipo assim... O único problema desta transformação é que o hardware não acompanha a mudança do software e como este não é customizado para um aparelho em especial, pode ter dificuldade de rodar plenamente em aparelhos mais modestos. Exatamente como acontece com as diferentes versões de Windows nos computadores.

Trabalho com tecnologia há quase vinte anos. Sou usuário de Windows e de Ubuntu Linux. Gosto muito dos dois Sistemas Operacionais e, diferente dos usuários fundamentalistas de qualquer um deles, não acho que necessariamente um deva deixar de existir para dar lugar ao outro. Também não acredito em Sistema Operacional perfeito ou até mesmo “melhor”. Sempre me pergunto “Melhor para quê mesmo?” e encontro vantagens e desvantagens em qualquer um deles. Pensando desta forma, quando decidi trocar de aparelho, depois de ter dois gadgets diferentes em cinco anos rodando Android, optei pela mudança e ousei experimentar um smartphone com o sistema das janelas. Atirei-me de cabeça em um Nokia 720, municiado com o Windows Phone 8.

Minhas primeiras experiências com o WP8 me surpreenderam. Primeiro porque não havia softwares da operadora. Nada! Nem um ícone perdido. Segundo porque os aplicativos da Nokia, que vieram instalados, podiam ser desinstalados normalmente, apenas segurando o ícone da aplicação e escolhendo “desinstalar”. Simples assim. Outra característica interessante foi encontrar já instalados e funcionais os aplicativos mais relevantes, como o Office, navegador GPS off-line, agenda, redes sociais integradas. Lembrou muito minhas primeiras experiências com o Ubuntu Linux, onde as aplicações mais importantes fazem parte do Sistema Operacional e não o deixam “pesado” por causa disto. Outro ponto positivo é o fato do Windows Phone ser customizado para o Hardware. Isso faz com que, mesmo rodando aplicações mais pesadas, o telefone se comporte muito bem, sem instabilidade ou travamentos. Utilizar o telefone celular se torna uma tarefa agradável e, assim que aprendemos a manusear os “quadradinhos”, muito intuitiva. Não é necessário recorrer a gambiarras como o “root user” para fazer qualquer modificação, até mesmo porque modificações não se fazem necessárias.

Sem dúvida o Windows Phone perde para o Android no que diz respeito à personalização ou grandes transformações, mas está muito à frente quando o que levamos em consideração é facilitar a vida do usuário, que pode usar o smartphone plenamente sem necessidade de um técnico em informática por perto. E mesmo engatinhando no que diz respeito a número de aplicações gratuitas disponíveis para download, a grande maioria dos assuntos pesquisados por quem busca uma solução em software está lá.

Windows Phone é a contrarrevolução da Microsoft. A experiência do usuário se revela em estabilidade, leveza, elegância e praticidade. Seu coirmão chancelado pela poderosa Google, curiosamente na contramão já que é desenvolvido baseado no Linux, se transformou em um poderoso elefante: grande, mas pesado e lento. São tantas pessoas mexendo no software e tantas as opções de transformação, que é impossível utilizar qualquer equipamento com Android em sua plenitude de recursos e possibilidades, sem ter um ótimo conhecimento de informática. Para o usuário comum, ter um telefone com o sistema do robozinho é o mesmo que ser dono de um carro de Fórmula 1. Até pode ser legal, mas não dá pra sair por aí fazendo o que quiser com ele.

Portanto, seguindo aquele meu conceito de “Melhor para que mesmo?”, apesar de ser o Sistema Operacional móvel da moda, recomendo o Android apenas para aquele usuário que gosta de tecnologia e que não se limita apenas em “usá-lo”, mas que gosta de transformá-lo, substituí-lo, brincar com ele. Para quem quer um sistema que seja leve e elegante, livre dos inconvenientes travamentos ou limitações impostas por hardware, além de ser muito fácil de usar, recomendo, sem sombra de dúvida, o Windows Phone.



Me segue no Twitter @Le_Aquecimento
Visita também o Blog Uma Outra Cor

Comentários

  1. Simplesmente expressa tudo que penso. Após anos com Symbiam, 3 anos de Android estou de volta à Nokia e adorando o WP8! E olha que tenho um L520 mas a experiência está sendo incrível! Hj recomendo a quem conheço, pretendo em breve fazer um upgrade de modelo e adquirir o maravilhoso tablet que foi anunciado hj!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Camila!!! Depois conta pra nós tua experiência com esse tablet show de bola aí!!!

      Excluir
  2. Sempre fui extremo fâ da Nokia. Pois os hardware dela sempre foram superiores. Entrei de aventureiro no WP e não me arrependo um milésimo de segundo se quer. Minha única decepção foi ter pego um WP7 sendo q o 8 já tava no mercado a mais tempo. Mas mesmo assim pra mim é bem melhor que o KitKat. Minha namorada comparou 3 aparelhos recentemente para comprar. LG , Nokia, Sansung. Nokia ganhou em disparado na qualidade e custo beneficio do hardware mas ela tem medo de comprar por causa do WP. Acho q é azar o dela mas...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Rapaz... não é que pensamos igual!!!
    Muito bom seu texto. Particularmente, acredito que a Microsoft acertou em alguma coisa, no quesito mobilidade, quando criaram esse SO para smartphone.
    Apesar do Android já tem muita experiência de mercado, WP8, bebê como é, está indo muito bem.
    Os maníacos por aplicativos ainda reclamam, mas quem usa um WP8 não tem como reclamar do desempenho e da funcionalidade do Sistema.
    O que MS acertou em cheio foi firmar parceria com a Nokia (agora então, nem se fala, rsrsrsrs) para a utilização do WP7 e agora o WP8 como seu sistema operacional. A Nokia também está de parabéns por ter produzido belíssimos smartphones, com qualidade e desempenho.
    Tenho um Lumia 800 a aproximadamente 1 ano, mas já penso em migrar para um L820. Acredito que se a Linha Lumia se manter com a qualidade que tem tido, serei cliente por algum tempo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto, muito bem explicado. Sou Nokiamaniaco desde a época do 6510, que alias o tenho até hoje aki guardado hehe, a bateria durava mais de 1 semana usando todo dia hehe, passei pelo N90,que virava a câmera, N8, que briga muito bem com a câmera do L920 por conta dos 12MP (logico que sem os mesmos recursos que o pureview). Hoje tenho um Lumia 920, q é maravilhoso em termos de recursos fotográficos, fluidez de utilização, e para o meu caso, os app são mais que suficientes, pois me foco é qualidade de foto e dirigibilidade através do GPS, que são perfeitos nos ap. Nokia. Não recrimino que tem o S4, mas pra mim, Nokia é indiscutivelmente a melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Izubilly! Conta pra nós aí quais os softwares que tu usas para fotografar! Abração!

      Excluir
  5. tenho um Lumia 520 com wp8 e estou muito satisfeito,recomendo.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto Leandro!
    Também sou usuário do WP8, e é até engraçado observar que antes dele, eu não tinha muita empolgação com smartphones. Mas hoje entendo o motivo disso. O Android não me conquistou. Muito pelo contrário, me fazia raiva com aqueles travamentos. haha.. Agora com o WP8, estou muito satisfeito e gostando de usar meu smartphone!

    ResponderExcluir
  7. Olá Leandro,
    por favor me tire uma dúvida. Estou comprando um Lumia 625 no Ponto Frio, que tem na descrição a marca TIM e além disso tem a seguinte observação: "Produto com customização Tim (Software e Embalagem).". Será que é uma observação padrão ou realmente vem alguma customização no aparelho? Será que vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Derval. O meu Nokia 720 foi comprado em uma loja Lebes, e também veio com alguns aplicativos pré instalados pela TIM. Mas como o SO não precisa ser rooteado para poder usar plenamente, desinstalei todos os aplicativos sem problema algum. Abraço.

      Excluir
  8. Parei de ler no "Não é necessário recorrer a gambiarras como o “root user” para fazer qualquer modificação, até mesmo porque modificações não se fazem necessárias"
    Quer comparar o WP com um Android bixado provavelmente aparelhos Sambug ou outros por ae. Se quer fazer uma comparação, que faça com Android limpo instalado em algum aparelho, com um Google Edition ou com um Nexus.
    A MS só está crescendo com o seu WP super capado de recursos devido a má fama que o Android ganhou de marcas toscas como a Sambug.
    O engraçado é que meus aparelhos nunca travaram e que muita gente também reclama disso no WP.

    Sugestão: Se usa o aparelho só para tirar foto ou vai comprar um low-end de baixa qualidade (já que os low-ends da Nokia nem isso fazem bem, mas pelo menos não travam). Se quer um aparelho com N possibilidades de customização (Se você quiser é claro), enorme potencial em relação a funções e estável compre um android (leia-se Nexus, Google Edition, Android quase puro ou versão customizada do Android como a CyanogenMOD).

    ResponderExcluir
  9. E nunca precisei de rotear meu aparelho para usa-lo plenamente (se é que podemos dizer isso do WP com os baixos recursos que tem).
    Se quer um aparelho sem aplicações das operadoras, basta comprar um realmente desbloqueado ora bolas.
    Agora ir na loja da Claro e comprar um aparelho e depois reclamar que está cheio de aplicações da Claro é meio idiota.

    ResponderExcluir
  10. Quando conseguir utilizar sincronização de cloud automática programada de várias clouds, teclado com swype com previsão de palavras considerando a frase a ser escrita, com ajuste automático de precisão, em duas linguás, com dicionário personalizado em cloud, com várias aplicações oficiais e não gambiarras de desenvolvedores alternativos, jogos e apps lançamentos e bons, facilidade de gerenciar arquivos via rede ou envia-los via wifi-direct, várias lounchers e apps de mensagens a sua escolha (como o Hello que gostei bastante), autenticador de contas em duas etapas offline, app de rastreio, bloqueio, que tira foto, print e grava vídeos com controle remoto offline, Google Now, várias appstores, pesquisa ou tradução via foto, compartilhamento de resultados de games com ranking de amigos via rede social, internet banking de todos os bancos e novidades esquisitas como Flappy Bird - posso considerar a ideia de mudar de SO.
    Até lá, o WP é só um sistema capado de recursos e que ainda faltam copiar muitas coisas dos seus concorrentes, algumas que já estão quase pra sair do forno como o possível teclado com swype, central de notificações e comando de voz, mas que ainda o deixa muito atrás.

    Entendo sua comparação e achei válida. Porém, é parcial e com um Android modificado. Então o correto seria ou informar os dois aparelhos que comparou, ou WP vs Android da Sambug, por ex. Já que CADA MARCA tem suas peculiaridades no Android que utiliza.
    Para ser uma comparação WP vs Android, precisaria de ser vs um aparelho Nexus, Google edition, porque se fosse outras customizações como CM, já é Android CyanogenMOD.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Android Puro também é capado meu jovem, e em vários testes, até mesmo o Android Puro perdeu em desempenho.

      Android Puro tem poucos recursos e isso o faz rejeitado, a linha Nexu mencionada não vende muito e será descontinuada pela Google.

      Windows Phone terá gerenciador de arquivos nativo, coisa que o android puro não terá, a central de notificações do Windows Phone terá funções superiores e um modo diferente do Android... Vamos ver daqui para frente.

      Excluir
  11. Sou mente aberta, mas ao contrário de sua experiência nos dois SOs, a minha, (Usuário de Android avançado e a uns 4 anos) não foi nada demais no sistema WP. O sistema possuí integrações para compensar a falta de aplicações, é deficitário em diversos aspectos como não ter barra de notificações, comandos de voz...
    E os usuários pregam uma falsa estabilidade. Basta pesquisar que encontrará vários casos de instabilidades e diversos outros problemas como de aparelho reiniciando.
    E lembrando que a comparação de WP que você fez, também é de WP da Nokia. O Sambug com WP não tem o HERE, ou seja, as aplicações da NOKIA não são nativas do WP e outros aparelhos não tem.

    Então achei a matéria é válida, porém com com embasamento superficial. É uma comparação de DOIS APARELHOS com SOs diferentes e não uma comparação com visão geral dos dois SISTEMAS OPERACIONAIS MÓVEIS.
    Comparação de Android Samsung (<< Me corrija se estiver errado) vs Windows Phone Nokia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo... Leia o texto, não fique gastando sua verborragia fundamentalista sem ler o texto. Não estou fazendo análise técnica, mas a reflexão de um CLIENTE! Tu escreves que és um usuário "avançado" de Android... quantos usuários de celular tu acreditas que são "avançados", meu caro e ingênuo Anônimo? O usuário não está nem aí para kernel ou versões puras do software... Ele quer entrar na loja da operadora e sair com o telefone na caixinha. A loja tem que pensar neste tipo de cliente, e a Microsoft acertou em cheio quando pensou esse WP8. Deixe de tentar aparecer e pense comercialmente, porque as operadores e os desenvolvedores de SO vivem do dinheiro dos clientes!

      Excluir

Postar um comentário