OPINIÃO 029 - Pequeno glossário em Libras

No mês de julho deste ano de 2012 o Colégio Marista Rosário me oportunizou uma experiência impressionante. Durante o período de Jornadas Pedagógicas fui convidado, juntamente com um grupo de colegas, a participar da formação em Libras. 

Até então o assunto fazia parte de uma série de conceitos pré estabelecidos por mim. O fato de não ter qualquer ideia a respeito de como me comunicar com uma pessoa que não verbaliza oralmente me enchia de constrangimento. Além disso, o surdo, na minha opinião, era uma pessoa com tremenda dificuldade de sobreviver em um mundo onde tudo faz barulho. 

Tive a felicidade de participar deste aprendizado onde descobri que a linguagem de sinais é um idioma fascinante e que a limitação do surdo não é maior do que qualquer limitação que nós, ouvintes, possamos ter. Resumidamente posso afirmar que, assim como diz o slogan da escola, "REINVENTEI" minha forma de ver o mundo e as pessoas.

Agradeço a escola pela oportunidade de aprendizado e crescimento, e compartilho com vocês este material, que fechou com chave de ouro, a formação:



Conheçam também meu blog Uma outra cor...
Me sigam no Twitter: @Le_Aquecimento



Comentários