OPINIÃO 123 - Finalmente, professores!

Há vinte e cinco anos estamos juntos, compartilhando conquistas e perdas, orgulhos e decepções, erros e acertos, sorrisos escancarados e, às vezes, lágrimas dolorosas. E amor. Não posso esquecer que nunca nos faltou o amor! 

Neste final ano temos algo mais a compartilhar. Algo que nos foi muito caro... Caro no sentido de que foi necessário renunciar tantas coisas que gostamos. De ficarmos muitas vezes longe de nossos filhos, mesmo estando tão perto. Caro porque é difícil deixar de dar atenção a quem amamos para cumprir metas que parecem abstratas, distantes. E caro porque nossa própria companhia muitas vezes teve que trocar um simples chimarrão na frente de casa pelo teclado e o mouse do computador... e livros... e arquivos em pdf... e o foco nos malditos prazos e normas da ABNT.

Mas como acredito que aquilo que é difícil de se conquistar, é mais difícil de tirar da gente, então aquilo que conquistamos este ano, JUNTOS, jamais ninguém vai nos tomar. E se tentarem, vão passar muito trabalho, pois terão que tirar de dois guerreiros.

Quando lembro daquele dia de chuva em que fomos prestar o vestibular para ingressar em uma universidade federal, eu reclamando que já estava velho demais para isto, e tu dizendo que seria muito bom para nós dois, percebo o quanto tu foste importante, mais uma vez, nas escolhas da minha vida. Chovia muito naquele dia, mas nos encharcamos mesmo foi de coragem. Fomos fazer a prova. Cá estamos nós! Professores!

Quatro anos difíceis, cansativos. Mas também construímos amizades novas que levaremos para sempre, como profissionais e como parceiros mesmo. Porque nos encontramos em pessoas que passaram pelas mesmas dificuldades que nós. Que, assim como nós, vão olhar pra trás e vão sorrir. E talvez também chorar um pouquinho. Por que não?

VENCEMOS, MEU AMOR! Agora somos PROFESSORES. E podemos dizer que nos tornamos professores JUNTOS!!! Me tornei professor por ti, pelos nossos filhos e pelo meu próprio sonho de seguir compartilhando as coisas nas quais acredito. Portanto, foi uma conquista completa. 

Tenho muitas pessoas para agradecer, por estarem conosco durante esta caminhada, e sem as quais, provavelmente, talvez nem conseguisse me formar. Porque é necessário ter humildade e reconhecer que ser estudante de curso superior com mais de quarenta anos, dois filhos pequenos, uma cirurgia que me deixou mais de um ano limitado, problemas com ansiedade e depressão e tudo mais que se tornou obstáculo, não foi fácil. Somos gratos por, mais do que precisar de ajuda, ela estar sempre ao nosso lado na forma de pessoas que amamos. A todas estas pessoas eu agradeço com todo amor que tenho eu meu coração. Muito obrigado!

E agradeço a ti, Fabi, meu amor. Por fazeres parte de mais um sonho realizado. Se me torno professor, mais do que os ensinamentos dos brilhantes educadores da UNIPAMPA que tivemos a alegria de conhecer, tenho em ti minha maior referência. 

Parabéns, Fabi! Parabéns, colegas formandos e educadores do curso de Letras Português UNIPAMPA/UAB 2021/2. NÓS, OS LOUCOS "TERRORISTAS" DE ESTEIO, VENCEMOS! 




...............................................................................
Me segue no Instagram: @aquecimentocenico

E no Twitter: @Le_Aquecimento


E minha galeria no Flickr

Adquira o livro aqui

Comentários