OPINIÃO 082 - Prometa

Finalzinho de dezembro é uma época do ano muito legal. É neste período que as pessoas começam a avaliar aquilo que foi feito durante os últimos 365 dias para tentar calcular o que merecem para o próximo ano, como se as boas ações merecessem prêmios. Também é nesta época do ano que muitos extorquem seus santos favoritos, prometendo de tudo, caso sejam agraciados com alguma conquista em especial.

 “Se minha sogra se curar desta doença, prometo ir a pé daqui até o templo de Nossa Senhora do Deus Nos Acuda.”

“Se eu conseguir um emprego novo, prometo acender uma vela de sete dias no altar da minha santa, que fica Horizontina.”

“Se eu passar de ano, prometo ficar um mês sem beber refri.”

 Ei!!! Calma lá se está pensando que eu vim aqui criticar a fé!!! Longe de mim questionar a fé! Acredito que para muitos ela é algo extremamente importante. É o que dá sentido à vida de muitas pessoas, aquilo que aponta os rumos a seguir. Eu seria um idiota se aparecesse por aqui pedindo às pessoas que abandonem sua fé ou parem de prometer. Contudo, só para não perder o hábito, venho propor uma reflexão a vocês.

E se em vez de andar quilômetros a pé para agradecer uma graça conquistada, você prometesse andar (ou ir de carro, ônibus, carroça) até um hospital de sua cidade e fizesse uma doação voluntária de sangue?

E se, além de parar de fumar para melhorar a qualidade do ar que entra nos seus pulmões, você prometesse plantar árvores e melhorar a qualidade do ar que entra nos pulmões de todo mundo?

Também àquela galera que promete parar de beber, proponho aproveitar a oportunidade e se oferecer como voluntário, pelo menos uma vez na vida, para servir a sopa aos moradores de rua de sua cidade. Sabia que tem uma outra galera que faz isso?

Aproveitando a vibe de parar de fumar e beber, aos boêmios que prometem parar de sair à noite, recomendo sair durante o dia e visitar um asilo, ou um hospital infantil. Pode ir só para conversar com aqueles que estão lá, precisando da palavra ou da companhia de alguém.

Prometa também parar de falar mal dos outros, e de se intrometer na vida de quem não quer intromissão. Prometa dirigir com mais prudência. Prometa ter mais paciência com seus filhos e entender que a maioria dos “problemas” que eles causam é por sentir falta da sua atenção. Prometa que vai dizer EU TE AMO para as pessoas que vivem contigo, para seus filhos, pais, irmãos. Prometa juntar o lixo que está no chão e jogar na lixeira, independentemente de ter sido você ou não quem jogou ali. Prometa aceitar a opinião alheia, principalmente quando ela for diferente da sua. Prometa entender que as pessoas são mais importantes que o time pelo qual elas torcem, a novela que assistem ou o partido no qual votam. Prometa fazer uma faxina no seu roupeiro e doar todas as roupas que não usa mais para alguma instituição que precise delas mais do que você. Prometa ser tolerante com o que é diferente e prometa fazer diferente daquilo que você criticou nos outros. E prometa fazer isso tudo na companhia de seus filhos, para que eles aprendam através dos bons exemplos e sintam orgulho de você.


Prometa, no próximo ano, ser melhor do que você foi neste ano que está terminando. E ser esforce ao máximo em cumprir.








Me segue no Instagram: @leandrodearaujofotografia

E no Twitter: @Le_Aquecimento


E minha galeria no Flickr

Comentários