OPINIÃO 079 - Amigos e o tempo

Já paraste para pensar em quantos melhores amigos para a vida toda passaram por ti e que hoje são, simplesmente, lembranças?

Não importa a idade que temos, a única coisa certa quando falamos em amizades é que elas passam por nós na mesma velocidade em que vamos migrando para grupos novos. Cada círculo social em que nos inserimos representa que escolhemos ou fomos escolhidos. Dentre estas escolhas, há algumas tão especiais que nos fazem acreditar ingenuamente que estarão presentes em nossas vidas para sempre. Se tornam necessárias por que nos completam ou refletem a nós mesmos, como espelhos.

Como tenho mais de 40 anos, já não sei mais a conta de quantos destes grupos passaram por mim. Escola, SENAI, exército e empresas nas quais trabalhei... Sempre havia aquela pessoa, aqueles caras, aquele grupo “insubstituível”, cujos tempo e distância jamais se tornariam determinantes para um afastamento definitivo. Fazia planos de manter contato, jogar uma bolinha vez por outra, fazer um churrasco com as famílias... Mas onde estão estas pessoas? Algumas se perderam no tempo, outras no espaço. Raríssimas são as amizades que permanecem sem sucumbir a falta da proximidade. E quando ficam, nunca mais na mesma intensidade ou importância.

É de certa forma desapontador descobrir que “usamos” as amizades porque elas suprem necessidades em momentos ou situações específicas. O espaço tempo determina nossas companhias. A empatia se dá muito mais pela necessidade de segurança ou conforto do que pela poética e "espiritual" química. Por isso mesmo, na medida que os grupos vão desfilando, a relevância que alguns de seus entes têm em nossa vida vai perdendo força. É muito triste isso! O “diário dos meus segredos” de ontem, com quem se compartilhou lágrimas e dores, hoje é uma pessoa para quem trocamos um abano simpático e amistoso em algum raro evento em comum. E olhe lá!

Por todas essas reflexões, mais que nunca acredito no quanto devemos valorizar e respeitar nossas amizades enquanto estão próximas de nós, principalmente aquelas especiais. A linha do tempo de nossa história vai avançando e se transformando conforme as pessoas passam por nós e deixam suas marcas. Nossos amigos de agora que nos amparam, pois muitas vezes eles estão mais próximos que nossos parentes jamais estarão, e que nem sempre consideramos amigos de verdade.

Ouve, abraça, celebra os grandes amigos pelo maior tempo que puderes! Não perde tempo com cobranças ou discussões vazias, uma vez que tu não sabes quando uma desavença destas pode ser o motivador para que tu acabes avançando para outro grupo, para outros amigos. Aí, então, teu melhor amigo para uma vida inteira pode acabar se tornando não mais do que uma lembrança legal ou um aceno amigável.


Um abração em todos!

Me segue no Instagram: @leandrodearaujofotografia

E no Twitter: @Le_Aquecimento


E minha galeria no Flickr

Comentários