OPINIÃO 070 - A importância da doação voluntária de sangue

Encontrar pessoas dispostas a doar sangue é, muitas vezes, difícil. Encontrar pessoas dispostas a fazer isso voluntariamente, sem que haja a necessidade por parte de alguém da família, ou amigo próximo, é raridade. É assim, infelizmente.

O que a maioria das pessoas que não doam sangue ignora é a importância da doação voluntária para que as instituições de saúde consigam tratar os que mais precisam: aqueles que não sabiam que iriam precisar de sangue. E estes, podem ser qualquer um. Eu, tu, as pessoas que vivem próximas a ti.

Quando nós ou uma pessoa que amamos precisa de doação de sangue, o sangue que vai receber não é o dos amigos que foram doar, mas dos doadores voluntários. O sangue que já está estocado nos Bancos de Sangue. Normalmente, não dá pra esperar a família se organizar e encontrar doadores, nem o processo de separação dos componentes do sangue doado. Então, são os voluntários que vão salvar as pessoas próximas de ti e que precisarem deste gesto.

Doar sangue voluntariamente, sem esperar que o infortúnio apareça para fazê-lo, é um gesto de generosidade e gratidão pela própria vida. É dar uma oportunidade àqueles que, independente da condição social, da religião ou etnia, precisam deste carinho para sobreviver.

Minha dica é: procurem um banco de sangue ou hemocentro. Se tiver algum compromisso no centro de Porto Alegre, por exemplo, reserve uma horinha e vá até a Santa Casa. Se for em alguma cidade de interior, procure o banco de sangue mais próximo. Mas doe! NÃO HÁ QUALQUER RISCO OU CONTRAINDICAÇÃO EM DOAR SANGUE. Não vicia, não afina o sangue nem há risco de contaminação. Além de receber um exame de saúde gratuitamente.

Se um dia precisarem de doadores de sangue, podem acreditar que quem faz realmente a diferença é aquele doador voluntário, que reservou um momento de sua vida para ser generoso e grato.


14/06 - Dia Mundial do Doador de Sangue




Um grande abraço em todos vocês.

Me segue no Twitter: @Le_Aquecimento
Visita meu BlogUma Outra Cor

Visita minha galeria Leandro de Araújo Fotografia

Comentários