OPINIÃO 039 - Não sou bagual, mas...

Li hoje a tarde matérias na internet sobre uma polêmica criada em cima de um trabalho do intérprete de música nativista gaúcha Joca Martins. Para quem não sabe, o causo ocorreu porque o Coordenador da 18ª Região Tradicionalista, senhor Rui Francisco Ferreira Rodrigues, considerou a música "Eu Sou Bagual" ofensiva por utilizar a palavra "bagual" que, segundo ele, seria um termo pejorativo e depreciativo. "O que seria um bagual? Um sujeito grosso, ignorante!" - disse Rui. 

Independente do que o Coordenador da 18ª Região Tradicionalista, representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho, acha ou deixa de achar, e respeitando seu direito de opinar e se expressar, admira muito um senhor que é natural da fronteira classificar a palavra "bagual" como pejorativa.

Bagual se refere ao cavalo que ainda está em processo de doma. Que não é mais xucro, mas que ainda não está pronto para a montaria, também se refere ao cavalo que ainda não recebeu o freio pela primeira vez. Até pouco tempo via as pessoas na grande Porto Alegre erroneamente se referirem ao bagual como o cavalo não castrado, que na fronteira chama de cuiudo ou inteiro. 

O que entendi na metáfora do poeta quando diz que o gaúcho é bagual, é que se trata de um ser bruto quando precisa ser, mas um cavalheiro quando necessário. Essa foi a leitura que fiz...

Contudo, a língua evolui. Talvez o Coordenador devesse rever algumas expressões do nosso vocabulário regional. Hoje em dia se usa com muita naturalidade a expressão "gaudério" ao se referir a qualquer coisa ligada à nossa cultura. Esta palavra surgiu na verdade para classificar um vagabundo, andarilho sem rumo certo, sem moradia fixa. "Andar gauderiando por aí." Farroupilha foi outra palavra que nasceu como um deboche e acabou virando identidade daqueles que lutaram contra o império durante a Guerra dos Farrapos. A própria palavra GAÚCHO, que hoje nos enche de orgulho, nasceu como um termo depreciativo.

Não sou um grande fã da música feita pelo Joca, nem da sua forma de cantar. Nada pessoal, apenas gosto da música gaúcha mais tranquila, como a do Jairo Lambari Fernandes. Mas estou vendo nesta crítica do coordenador da região uma necessidade imensa de chamar a atenção para si.

Torço, então, para que o tiro saia pela culatra, e que esta papagaiada sirva para divulgar mais ainda nossa música regional.

Abraço cinchado!






Visitem também o Blog Uma Outra Cor
Me segue no Twitter @Le_Aquecimento

Comentários

  1. Concordo com teu comentário. Mesmo fora do tradicionalismo temos termos que surgiram de palavras pejorativas. Cuidado que o teu "abraço cinchado" pode ser também pejorativo,hehe.

    ResponderExcluir
  2. thiago genari02 maio, 2013 11:46

    Tem cada "bocaberta" nesse MTG e na coordenação dessas regiões que não me espanta mais nada.

    ResponderExcluir
  3. Mas Leandro, eu posso ser bagual tenho até Carteirinha de Gaúcho??? Abraço Caco!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo comentário, como sempre...

    ResponderExcluir
  5. A música, particularmente falando, não é muito boa não, mas o que mais me assusta é a quantidade de ignorantes que compoem as cordenaçoes das RTs e do proprio MTG.

    ResponderExcluir

Postar um comentário