OPINIÃO 031 - A Semana Farroupilha, ideologicamente falando.

A data Farroupilha  não é a simples celebração de uma guerra, onde milhares de pessoas acabaram morrendo sem sequer saber porque estavam lutando, mas uma oportunidade de comemorarmos o regional. A pilcha não é uma "fantasia", é uma identidade cultural. Uma manifestação de regionalidade.

Curioso algumas pessoas que não dão a mínima para o fato da gurizada passar o ano inteiro idolatrando culturas alienígenas, tecerem teses pseudo intelectuais achincalhando a Semana Farroupilha por ela "exaltar falsos heróis". Cegos, não percebem a importância da data para manutenção da identidade local e valorização do folclore. Valores muito maiores que ideologias político-partidárias, pois trazem em si nosso DNA social e antropológico.

Celebremos a gauchicidade nesta semana. Pilchem as crianças e os professores. Os "gauchinhos de Semana Farroupilha", tão mal falados pelos tradicionalistas talibãs e pelos "campeiros urbanos", são as pessoas mais próximas das crianças que amanhã ou depois estarão defendendo nossa cultura, seja em CTGs, em suas escolas, ou à cavalo nos piquetes.

Uma FELIZ SEMANA FARROUPILHA a todos nós!


Me segue no Twitter: @Le_Aquecimento

Conheça também o blog Uma Outra Cor

Comentários

  1. Semana Farroupilha, "DNA social e antropológico". Foste feliz no termo que usaste. Muito me preocupa o "vazio" cultural hoje reinante, vazio este que acaba sendo ocupado pelas culturas ditas "alienígenas". Abraço fraterno!

    ResponderExcluir

Postar um comentário