OPINIÃO 017 - Colégio Santa Dorotéia: palestra para os pais

No dia 27 de setembro deste ano de 2011 fechamos um ciclo muito legal no Colégio Santa Dorotéia, em Porto Alegre.
Há cerca de um mês estive conversando com alunos e educadores sobre Redes Sociais e Responsabilidade digital, desta vez tive a honra de conversar com os pais. 

Curioso o momento em que nos defrontamos com os pais, principalmente com aqueles que ainda não tem intimidade com tecnologia.

Fomos educados através da experiência de nossos pais. Eles passaram pelo mesmo processo com nossos avós. Ensina-se o que é certo e errado levando em consideração aquilo que vivenciamos. Mas o que fazer agora que estamos diante de uma realidade onde a criança sabe muito mais que o pai?

Este foi o ponto de partida de uma hora e meia onde uma conversa franca e aberta trouxe ao conhecimento dos presentes todos os riscos relacionados a mau uso da ferramenta internet, pricipalmente no que diz respeito a nossos filhos e filhas. 

A orientação é sempre a mesma: em vez de proibir, educar através diálogo. Em vez de esconder-se, tentar aprender com o jovem, ter a umildade de admitir que ele sabe mais sobre aquela ferramenta do que nós. Só assim poderemos unir o conhecimento novo com toda experiência de vida que temos para poder realmente proteger nossas crianças.

Mais uma vez agradeço ao Colégio Santa Dorotéia pela oportunidade de compartilhar um pouco daquilo que vivencio diariamente: relação do jovem com a tecnologia.

Um grande abraço!

Leandro de Araújo

Comentários