OPINIÃO 011 - Palestras na escola Santa Dorotéia

Neste último sábado (09/07/2011) estive no Colégio Santa Dorotéia, em Porto Alegre, onde ministrei duas palestras; uma para professores e funcionários e outra para alunos e alguns pais.

Muito curiosa a reação dos dois públicos para o mesmo tema. Quando vamos falar sobre tecnologia, principalmente sobre internet e redes sociais, para adolescentes, a primeira reação observada é de "defesa", como se o objetivo deste tipo de encontro fosse impôr sensuras e limites. Na verdade a gigantesca maioria dos problemas de mau uso das tecnologias podem ser resolvidos com este tipo de trabalho proposto pela escola, do uso de diálogo, informação e formação.

Não há qualquer tipo de imposição que vá fazer as pessoas, principalmente jovens, mudar os hábitos com relação ao uso das tecnologias. Ao contrário disto, as imposições instigam e levam a encarar o  "proibido" como um desafio a mais a ser vencido. Parabéns ao Colégio Santa Dorotéia pela iniciativa de levar alguém para conversar com seus alunos, trocar experiências e vivências. Este é o melhor caminho para chegar a seus corações e mentes.

Com professores e funcionários foi um momento muito especial. Primeiramente houve o choque com relação à descoberta de todos os riscos aos quais estamos sujeitos quando do uso "descuidado" da tecnologia. Não é fácil descobrir a fragilidade de nossas ações, quando são tomadas sem cuidado ou critério. Espero ter plantado entre os colegas a consciência do tamanho da responsabilidade que é explorar toda potencialidade da internet e das redes sociais. Ferramentas tão poderosas requerem realmente muita atenção. Em vez do choque, tive a sensação que todos saíram com a certeza de que uma reflexão sobre hábitos e costumes no uso das tecnologias é suficiente para evitar a grande maioria dos perigos aos quais estamos expostos.

Muito obrigado aos amigos do Colégio Santa Dorotéia pela oportunidade de compartilhar experiências com seus alunos, professores e colaboradores. A acolhida fez com que me sentisse em casa, recebido por verdadeiros amigos.

Um grande abraço!






Quer levar a palestra "DESAFIOS DIGITAIS: SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE" para sua instituição de ensino? Entre em contato pelo e-mail leandroaraujo.info@yahoo.com.br ou pelo twitter @Le_Aquecimento .

Comentários