OPINIÃO 008 - Palestra na ULBRA

Ontem, 24/05/2011, apresentei a palestra "Desafios Digitais: Segurança e Responsabilidade" para os alunos da cadeira de Fundamentos da Ação Pedagógica, da professora Haydée Nascimento de Moraes, ULBRA/Canoas.

Foi um momento incrível! Debater conhecimento de segurança e responsabilidade digitais com futuros professores, preparando-os a encarar os desafios de sala de aula na Era da Comunicação é sempre desafiador. Foram quase três horas de trocas de experiências e depoimentos. Todos participaram ativamente, trazendo suas dúvidas e compartilhando situações que remetiam a novas possibilidades de aprender. Sem dúvida estes novos professores terão condições de levantar questionamentos, propor o debate e atender as demandas dos seus alunos no que diz respeito à segurança digital. Diariamente os educadores percebem que a necessidade de educar está cada vez mais além dos números e letras, que a formação do aluno como pessoa, como cidadão, está passando diretamente pelo que vê na sala de aula. O professor preparado para atuar como orientador no que diz respeito à internet está em melhores condições de ser uma real extensão da família, aquele braço que muitas vezes em função da necessidade dos pais trabalharem fora faz tanta falta.

As dúvidas mais pontuais foram relacionadas à utilização prática da internet. Os perigos das páginas falsas, do e-mails, dos softwares maliciosos e de como funciona as redes de pedofilia foram os temas mais questionados. Outro ponto muito debatido foi a ingenuidade das pessoas com relação aos ataques virtuais, de como é fácil ser enganado quando não se tem informação.

Está de parabéns a professora Haidée por levar este assunto tão relevante e tão atual à sala de aula. Esperamos que cada vez mais a Responsabilidade Digital seja pauta nas escolas e universidades, tanto para alunos, quanto para professores e pais.

Abaixo algumas fotos do encontro, clique para ampliá-las:






Fotos por Fabi Araújo

Tens interesse em levar a palestra "Desafios Digitais: Segurança e Responsabilidade" para sua empresa ou escola, entre em contato pelo e-mail leandroaraujo.info@yahoo.com.br ou pelo Twitter @Le_Aquecimento e saiba como.

Comentários