POESIA 030 - Vovô, conta um causo pra mim?

VOVÔ, CONTA UM CAUSO PRA MIM?
Leandro de Araújo


Não acontece todas as noites.
Nem é sempre que ele vem.
Mas quando o piá apronta,
Pois guri sempre faz arte,
O ralho faz sua parte
E é certo que ele me encontra.

Um gorro “tampa careca”
Por onde escapam os brancos.
Os olhinhos injetados
Que veem mais que gavião.
O sorriso meio rabão
Emoldurando a cara enrugada
E uma estampa iluminada
Como brilhos de lampião.

Treme em suas mãos uma lata
Sustentando um toco de vela,
Que linda é a chama dela
Dançando em luz e calor.
Senta-se aos pés da minha cama
Me olhando como quem clama
Por mais que atenção... por amor.

Sobre um baú com memórias
Repousa a lata e o lume.
Chega como um patrono,
Sentado, como num trono,
Depois me olhando assim
Pedindo vaza e licença
E eu, sem esconder querença,
“Vovô, conta um causo pra mim?”

Sempre que vem, ele conta.
Ontem mesmo, se repetia.
Sussurrava, com alegria,
Mesmo com olhos molhados.
Falou em tempos passados
Coisas que não entendi
Mas enquanto não dormi
Ele ficou ao meu lado.

Por pior o ralho ou o laço
Eu sempre durmo bem.
Os causos do vovô vêm
Como uma manta de amor.
Cobrindo o choro, a dor,
E as mágoas que o peito tem.

O palco de suas proezas
Quase sempre é a campanha.
Pois da terra a semente ganha
Sustento pra germinar.
Então vovô vem contar
Onde aprendeu a ser gente,
Cada causo é uma vertente
Na qual venho me banhar.

É cada abelha gorda
Em oco de guajuvira,
É leão baio, traíra,
Jogo de tava ou de truco,
Cada causo maluco,
Por vezes não dá pra crer,
Mas eu não ouso dizer
Que o vovô anda caduco.

Hoje vovô vem de novo
Trazer carinho em sua voz.
Amansar o tempo feroz
Que passa fazendo estrago
Pois hoje as sovas que trago
Rebenqueadas pelos anos
São a consciência que o ser humano
Vive com o tempo contado.

Faz quase trinta janeiros
Que meu avô nos deixou.
Mas junto com ele estou
Em um piá que em mim vem morar.
Suas histórias vai contar
Até que chegue meu fim.
Então, igual vou fazer assim,
Quando meu neto me chama,
Sentando-me aos pés da cama,
“Vovô, conta um causo pra mim?”


Modelo da foto: Wilson Garcia de Araújo


...............................................................................
Me segue no Instagram: @leandrodearaujofotografia ou @aquecimentocenico

E no Twitter: @Le_Aquecimento


E minha galeria no Flickr

Adquira o livro aqui





Comentários