OPINIÃO 110 - Não somos iguais

Não somos iguais.

Somos diferentes. Muito diferentes.

Diferentes na cor, na forma, no pensamento. Nas capacidades físicas e cognitivas. Na maneira de nos relacionar com outras pessoas, nos desejos e necessidades.

Nos portamos diferente, nos vestimos e de falamos também, mesmo falando o mesmo idioma. Também nos diferenciamos no que comemos, e na quantidade de comida que temos à disposição.

Não fazemos as mesmas orações, nem rezamos para o mesmo Deus. Bem como, para alguns, Deus sequer existe.

Ouvimos músicas distintas, não lemos os mesmos livros, nem assistimos os mesmos filmes e séries. E algumas, que outras pessoas amam de paixão, nós achamos completamente sem graça.

Uns amam prosa, outros poesia. Uns amam pescar, outros preferem comer o peixe. Muitos não comem carne de espécie alguma.

Sabe qual o problema que isso gera? Nenhum. Sério! Sermos diferentes não nos obriga a desgostar de ninguém! Nem a gostar.

O problema real não é sermos diferentes, nosso grande problema, o maior problema de todos, é acharmos que os que são diferentes de nós são inferiores justamente por isto. São menos inteligentes, não têm o mesmo "bom gosto" ou o mesmo nível cultural. Como se cultura pudesse ser medida com uma régua.

O mundo ideal não é aquele onde todos são iguais, até porque seria um mundo muito chato. O mundo ideal, mesmo, seria aquele onde as pessoas não fossem julgadas, comparadas ou qualificadas em função de suas diferenças, mas pela capacidade de fazer o bem umas as outras. Mesmo que estas outras sejam muito diferentes. 



...............................................................................
Me segue no Instagram: @leandrodearaujofotografia ou @aquecimentocenico

E no Twitter: @Le_Aquecimento


E minha galeria no Flickr

Adquira o livro aqui

Comentários