OPINIÃO 106 - Crianças políticas

A polarização política trouxe inúmeras consequências. Nenhuma delas positiva. Nos acostumamos a classificar as pessoas como “a favor” ou “contra”, simples assim, como se a política fosse realmente algo binário, raso e maniqueísta. Contudo, se há algo nesse processo todo que preocupa muito, é a forma com que as crianças estão sendo envolvidas nas questões ideológicas dos pais.

Quando uma criança tece frases chamando políticos, ou qualquer outra pessoa, de ladrão ou bandido, ou pior ainda, quando brada desejando o mal (inclusive a morte, como já presenciei) de alguém, esta criança não está fazendo julgamentos de valor, mas repetindo aquilo que ouviu de seus pais, suas principais referências. A criança não compreende a distinção ideológica (muitos adultos também não), mas compreende o significado das palavras, quando elas representam aquilo que nós, adultos, às ensinamos. Fazer uma criança desqualificar uma pessoa, sem que ela entenda o real motivo da adjetivação, é alimentar o senso comum, diminuindo sua capacidade de senso crítico. É muito provável que se torne um adulto incapaz de formular conceitos próprios, eternamente dependente dos apontamentos feitos por outras pessoas. Ela vai odiar o que o pai, o marido, o chefe, o professor ou qualquer pessoa que represente autoridade, odeia.

Jamais devemos usar a infância como panfleto ou bandeira. Que se ensine às crianças noções de justiça, direito e liberdade, dando condições para que possam fazer reflexões que estão de acordo com sua capacidade de compreensão. Desenvolvamos sua autonomia, não as fazendo repetir, como papagaios, aquilo que sequer nós mesmos compreendemos bem.

Enfim, quer permita-se que as crianças sejam crianças, nada além de crianças. 

“Quando somos crianças, raramente pensamos no futuro. Esta inocência deixa-nos livres para nos divertirmos como poucos adultos conseguirão. O dia em que nos preocupamos com o futuro é também o dia em que deixamos a infância para trás.” Patrick Rothfuss

 




...............................................................................
Me segue no Instagram: @leandrodearaujofotografia ou @aquecimentocenico

E no Twitter: @Le_Aquecimento


E minha galeria no Flickr

Adquira o livro aqui

Comentários