OPINIÃO 061 - Concordo contigo

Quem se apresenta para o debate raramente está disposto a abrir mão de suas convicções e concordar com seu interlocutor. Isto posto, vejamos como podemos entender o ponto de vista de quem defende ideias e ideais abertamente.

Tenho a sensação de que aquele que se utilizada da palavra, seja escrita ou falada; seja em livros ou em redes sociais; seja com bom humor ou com violência; tem como objetivo principal não promover o debate, mas propor abertamente que "sua verdade" (odeio esta expressão, mas vá lá...) é a única aceitável e verossímil. Minha concepção de debate na verdade gira em torno da exposição de ideias, da oferta livre de pensamentos, mesmo que divergentes, para que aqueles que o apreciam possam formular suas próprias conclusões. Talvez os próprios debatedores pudessem rever seus conceitos a partir da apresentação de alguém que traga um novo olhar para algo velho e surrado. Seria o ápice da humildade e da tolerância. Infelizmente, humildade e tolerância não estão entre nossas maiores qualidades quando se trata de aceitar uma opinião contrária.

Não sei se posso concordar com Nelson Rodrigues quando afirma que "toda unanimidade é burra", afinal de contas, quando todos concordarmos com isto, estaremos condenados a burrice eterna. Nelson Rodrigues era um mestre das armadilhas em seus textos, então não vamos aceitar unanimemente esta sua frase, apenas imaginar que o mundo seria muito, mas muito chato, se todos concordassem em tudo. 

O que eu quero dizer com esta reflexão é que nem todo mundo que discorda de ti é teu inimigo. Da mesma maneira que nem todos que concordam contigo são merecedores de tua confiança irrestrita. O que discorda faz pensar, procurar novos argumentos e, por que não, encontrar caminhos novos. Adoro que discordem de mim! A divergência dá sentido à conversa, estimula o raciocínio e nos faz aprender mais. A última coisa que eu gostaria na minha vida é que todos concordassem comigo em tudo. Seria um saco.

Fico imaginando a conversa em um mundo sem a possibilidade de discordar:

- Olá! O que tu achas do...
- Concordo plenamente contigo.
- Mas eu não disse nada!!!
- Não importa, eu concordo. 
- Eu pensei que tu fosses discordar. 
- Impossível! Tu tens toda razão no que pensa. 
- Quer saber de uma coisa: concordo contigo também. E penso que...
- Também penso, exatamente da mesma maneira. Inclusive, na minha concepção...
- Incrível, minha concepção é a mesma sobre o assunto! Apenas discordo do...
- Também discordo. Isto está fora de questão.

Quero continuar sendo controverso em minhas colocações aqui no Blog. Simplesmente porque acredito piamente que não se escreve para ser aplaudido. Quem faz isso é político em campanha. Colocar a pulga atrás da orelha é algo tão prazeroso quanto viciante. Concordam comigo? Espero que não.

Tenham todos uma ótima noite!





Me sigam no Twitter @Le_Aquecimento
Visitem também o Blog Uma Outra Cor

Comentários