OPINIÃO 048 - O que o Técnico em Informática não sabe (ou não precisa saber)

Já virou um hábito: se é de ligar na tomada, chama o técnico em TI que ele resolve. Não apenas no mundo corporativo, mas também em casa, com amigos, ou em qualquer lugar onde podemos estar, avistar um profissional da área de tecnologia, principalmente o Técnico em Informática, é mais ou menos como olhar para um canivete suíço, daqueles bem sortidos. Só que não.
Não estão entre os conhecimentos específicos do Técnico em Informática o uso e o manuseio de equipamentos de áudio e vídeo, como DVDs players, TVs, videocassetes ou câmeras. Ele também não é obrigado a saber sobre o funcionamento de aparelhos de ar condicionado ou telefonia. E, por incrível que pareça, não é porque está no computador, que é obrigação do técnico saber usar. Aplicativos como Photoshop, Corel Draw e Autocad, por exemplo, são programas de utilização específica de determinadas profissões, não passam nem perto da formação do profissional de TI.
É claro que o mercado de trabalho competitivo de hoje pede profissionais cada vez mais polivalentes. Todo “extra” soma e abre portas. Contudo, acreditar que aquele seu amigo, simplesmente por ser Técnico de Informática, é o cara mais indicado para chamar na hora de ligar e programar o micro-ondas, é demais.
As pessoas deveriam se dar conta que aproveitar o conhecimento do técnico para tirar aquela dúvida cruel, no momento menos “profissional”, é o mesmo que encontrar aquele amigo médico na rua e dizer “Já que tu não está fazendo nada, quem sabe não me examina agora?”. Não é por má vontade que muitas vezes o técnico se esquiva.
O que para ti parece ser uma simples “olhadinha no computador”, para o profissional de informática significa que em um dos poucos momentos de descanso vai ser sacrificado justamente pensar naquilo que fez durante toda a semana, profissionalmente. Então, vai com calma. Veja bem se é o melhor momento e se seu amigo não está fazendo algo justamente para limpar a mente um pouco de tudo aquilo que teve que encarar no trabalho. Coloque-se no lugar dele e pense como se sentiria se tivesse que parar de fazer o que está fazendo no seu momento de lazer, para ter que trabalhar naquilo que fazes o dia inteiro.
 
 ...............................................................................
Me segue no Instagram: @leandrodearaujofotografia ou @aquecimentocenico

E no Twitter: @Le_Aquecimento


E minha galeria no Flickr

Adquira o livro aqui

Comentários

Postar um comentário