OPINIÃO 026 - Eles já nascem sabendo!!!???


“- Eles já nascem sabendo!”

A frase acima, recorrente em qualquer conversa que relacione crianças à tecnologia, talvez seja uma prova de que não apenas os pequenos, mas nós mesmos somos muito ingênuos no que diz respeito ao uso das ferramentas digitais.
Na verdade as crianças estão adaptadas ao mundo que as recebeu, da mesma maneira que nós éramos ao nosso. Na nossa infância (estou falando com os adultos com mais de 35 anos, como eu) sabíamos fazer brinquedos de madeira, pandorgas (pipas), subir em árvores. Hoje os pais baixam aplicativos infantis em seus smartphones e largam seus aparelhos nas mãos dos filhos que sequer sabem ler e escrever (mea culpa!).
Esta falsa sensação sabedoria superior de nossos pequenos nos faz esquecer do que realmente são: ingênuos, inocentes e sem qualquer experiência com relação às maldades que o homem é capaz de fazer.  

Nos meios digitais, os chamados “Engenheiros Sociais” (especialistas na exploração de ingenuidade/desconhecimento) usam sua capacidade de explorar as fragilidades emocionais dos jovens para obter informações preciosas sobre suas vidas e sobre suas famílias. E eu pergunto a vocês: QUAL JOVEM NÃO POSSUI FRAGILIDADES EMOCIONAIS???

A internet é uma ferramenta poderosa demais para acreditarmos que há segurança no simples fato de que as crianças são “espertas”. Se recebíamos de nossos pais a orientação de que não se deve falar com estranhos, na internet essa premissa ainda vale, com a agravante de que o estranho, na web, pode ser o que quiser.

Muitas vezes minha posição negativa a respeito do computador no quarto é vista como uma forma de repressão intelectual, de privação da liberdade e da privacidade. Desculpem, mas continuo convicto de que a segurança ainda é mais importante que estes preciosos valores. Não há liberdade, privacidade ou inteligência na omissão.

A sugestão é a mesma de sempre: DIÁLOGO. Deixar claro à criança que por traz da decisão dos pais não há uma determinação pura e simples. Experiências, conhecimento e, principalmente, preocupação com sua segurança deverão sempre ser o fio condutor deste tipo de conversa. Acreditem, eles nascem sabendo o mesmo que nós quando nascemos...

Finalizando, deixo a vocês este vídeo muito legal, que vai fazê-los pensar a respeito da importância de nossas decisões no mundo digital. Abraço grande!




Visitem meus outros canais na web:

Twitter: @Le_Aquecimento





Comentários

  1. De tempos em tempos, os pais procuram formas de compensar a falta de tempo par com os filhos, infelizmente a internet, neste sentido, torna-se um problema, pois os filhos, sós e "abandonados" dentro do próprio lar, tornam-se presas fáceis para àqueles que só pensam em fazer "mal" aos menores...devemos 'ABRIR NOSSOS OLHOS", pois não adianta chorar depois...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto. É oportuno e suscita reflexão. Crianças são crianças, ontem e hoje. Como tal, precisam ser cuidadas. O perigo sempre existiu, todavia hoje ele é, mais do que nunca, sutil e matreiro. Cabe a nós, pais e cuidadores, zelarmos pelos pupilos, com base no amor, no diálogo, na disciplina e no respeito. Abraço fraterno. Gilvan.

    ResponderExcluir

Postar um comentário