OPINIÃO 012 - Gentileza gera o que mesmo?

É impressionante o esforço que alguns segmentos da mídia fazem para tentar nos passar mensagens de otimismo, paz e fraternidade. Não faltam novelas, comerciais ou documentários que nos remetem a bons pensamentos e relacionamentos cada vez mais amistosos. Na escola as crianças são bombardeadas com projetos e atividades que valorizam o respeito ao ser humano e às “boas maneiras”. Contudo, como podemos justificar tanta falta de educação por parte de tanta gente?
Somos treinados a ser boas pessoas. Se não pelos exemplos de casa, pela escola e pela mídia. No entanto, passamos por situações no dia a dia que nos fazem pensar se toda informação que recebemos na infância não vai para o espaço na transição entre adolescência e vida adulta. As crianças podem ser indisciplinadas, ainda estão em plena formação da personalidade, mas juro que não consigo entender algumas posturas assumidas por pessoas adultas e “instruídas”.
Vivemos cotidianamente com intolerância ou má educação. O trânsito, por exemplo, costuma transformar as pessoas de tal maneira que fica difícil entender para que servem todas aquelas horas em um banco de autoescola. Não raro ao parar em uma faixa de segurança para dar passagem a um pedestre, somos repreendidos à buzinadas pelo motorista que está no carro logo atrás.
E com isto a TV continua nos apresentando as populares manifestações pela paz. São caminhadas portando velas e roupas brancas, bandeiraços, artistas... Impressionante como nos sensibilizamos com estes momentos na mesma velocidade que esquecemos de tudo que representam assim que ganhamos a rua.
Para que serve tudo isso? Por que tanta dificuldade em ser gentil? Será que oferecer o lugar para outra pessoa no trem em vez de fingir estar dormindo é tão complicado assim? Dar passagem a outro motorista que quer entrar em uma via, mesmo que a preferência não seja sua, é tão aterrador que é melhor deixa-lo por muito tempo ali? Muitas vezes tenho a sensação que as pessoas preferem as ações repulsivas, como se o contrário disso fosse demonstração de fraqueza, como se causasse dor.
Somos todos responsáveis por toda violência e intolerância da qual falamos tanto mal. Cada gesto nosso de impaciência leva muito pouco tempo até se tornar um gesto de violência. Temos que aprender a entender as consequências de cada ação.  Gentileza e educação exigem disciplina, doação e uma capacidade enorme de oferecer aos outros mais do que esperamos receber. De pouco ou nada adianta nos admirarmos com campanhas de promoção da paz se muito pouco é o suficiente para nos tirar do sério e nos transformar em seres impacientes e egoístas.
Achar lindo quando um artista vem à TV e falar que “gentileza gera gentileza” é fácil. Difícil mesmo é lembrar e praticar isto cinco minutos depois que saímos da frente da TV.

Comentários

  1. É verdade. a Falta de educação anda tão grande, que as vezes nos sentimos os "otários". exemplificando: no trânsito, tu mamtem teu trajeto, o correto, com vários autos em tua frente, e os "espertinhos" vão cruzando ao lado, tomando sua frente, na maior cara de pau, sem nenhun constrangimento, não são punidos com multas, tu acaba ficando com cara de "otário" que anda certinho... está um horror...

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma demonstração de que para a maioria das pessoas, fazer o correto não é uma questão moral ou ética, mas uma obrigatoriedade para não ser punido. Se eu acho que não vou ser multado, então não tenho necessidade de cumprir as leis. Infelizmente é assim.

    ResponderExcluir
  3. É a hipocrisia... instalada em nossa sociedade. Todos adoramos demonstrar gentileza e educação quando estamos sendo "filmados".... Enquanto isso, no cotidiano...

    ResponderExcluir

Postar um comentário