OPINIÃO 009 - E-mails falsos: Você já foi vítima e talvez nem saiba.


O objetivo é sensibilizar mesmo. A mensagem inicia com a imagem de uma criança doente, sem os cabelos, ou com algum problema de pele visível. Geralmente hospitalizada, com expressão triste. Em seguida a mensagem muito comovente, a história desta criança, com uma doença rara, condenada a morte caso não faça uma cirurgia delicada em um lugar distante. Em seguida a luz:
“Uma empresa vai ajudar a criança, doando R$0,37 para cada e-mail que for repassado. Não perca tempo, repasse esse e-mail para todos os seus contatos, vamos salvar esta criança, não vamos deixá-la morrer por omissão.”
Por traz de toda essa benevolência, alguém sem um mínimo de caráter, esperando que a bondade dos internautas faça com que uma mensagem simples atinja em poucas horas milhares de contas de e-mails válidas, que serão capturadas e negociadas.

A internet virou uma terra muito fértil para todo tipo de pilantragem. São vírus, cavalos-de-tróia, crackers... Toda uma horda de ferramentas maliciosas que tentam tirar vantagem de alguma maneira dos usuários desprotegidos ou desinformados. O e-mail foi uma das primeiras formas de exploração do meio digital para o crime. Pela sua abrangência global, facilidade em manter-se anônimo, por ser barato (criar um e-mail não custa nada e te garante espaço ilimitado para guardar informações.
Mas o que alguém ganha repassando um e-mail feito para ser reenviado o maior número de vezes possível? Simples: dinheiro.
Um e-mail que cair nas graças dos leitores e começar a ser reenviado logo que começa a circular, pode atingir um milhão de contas em cerca de duas horas. O criador da mensagem tem condições de rastreá-la, capturando o endereço de todas as pessoas que fizeram parte da rede e montando um banco de dados que poderá ser vendido para um SPAMER, aquelas pessoas que são pagas para enviar anúncios de todo tipo de produto, de Viagra a “Pênis Enlarger”. Então o usuário começa a receber estes anúncios na sua caixa de entrada e fica se questionando “Como esses caras conseguiram meu e-mail pra me mandar isso?”.

Temos que nos acostumar que ninguém dá nada de graça na internet. Sempre há um objetivo de lucro ou obtenção de vantagem. Mesmo os sites “legais” que distribuem softwares “gratuitos”, divulgam anúncios pagos em suas páginas.
Sempre devemos observar as mensagens que finalizam com “Reenvie este e-mail para todos os seus contatos”. Existe uma ENORME chance deste e-mail não ser verdadeiro. Acostume-se a certificar a origem da mensagem antes de repassá-la aos seus contatos, observando o contexto, se a pessoa citada na mensagem é conhecida de quem enviou ou simplesmente foi repassada. Os temas mais explorados por quem pratica este tipo de crime são correntes religiosas, mensagens políticas, campanhas beneficentes, e-mails bancários, notificações de SPC/SERASA, etc.
E para finalizar, NÃO REPASSEM UMA MENSAGEM PORQUE ELA PROMETE ALGUM TIPO DE DESGRAÇA PARA QUEM NÃO REENVIÁ-LA! Pode ter certeza, a desgraça maior está reservada para quem repassar... ou pelo menos para sua conta de e-mail, número de cartão de crédito, senhas, etc...
Até mais, galera!

Gostou? Quer saber mais sobre isto ou outros assuntos relacionados? Leve a palestra “DESAFIOS DIGITAIS: SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE” para sua empresa ou escola (alunos, professores e pais). Saiba como pelo e-mail leandro@aquecimentocenico.com.br ou Twitter @Twitter do Leandro Araújo

Comentários