OPINIÃO 086 - Um biscoito de Natal – crônica moderna sobre o espírito natalino

Um biscoito de Natal não pode ser de Natal! Porque o Natal não é feito de biscoito. Ele é de plástico, com peças metálicas e luzes que acendem e apagam e fazem um barulho irritante.

Para algo ser feito especificamente para esta data, precisa obrigatoriamente ter passado pela linha de produção em série de alguma fábrica, embalado em plástico transparente e estéril, cujas crianças filhas dos que trabalham nestas linhas de produção não terão como tê-lo, pois seus pais não poderão comprá-lo. Também é preciso que haja outros milhões exatamente iguais e que estejam presos às mentes infantis por graça e obra das repetidas chamadas comerciais da TV, que misteriosamente desaparecerão em janeiro, para voltar somente daqui um ano.

Ora bolas! Onde já se viu? Dizer que algo é de Natal sendo que não será exaustivamente usado por algumas horas e depois largado em algum canto até ser descartado, para que leve alguns milênios até se decompor de verdade? Natalino mesmo tem que poluir o meio ambiente e gerar discórdia - “Por que o dele é melhor (mais caro) que o meu? ” E também tem que fazer os pequenos não entenderem porque algumas crianças ganham do Papai Noel coisas tão legais, enquanto outras ganham tão pouco. Ou nada.

Para alguma coisa ser de Natal, ela não pode ter ALMA, ela tem que ter PREÇO. Tem que gerar impostos para fazer girar a economia do país, mesmo que este país não seja o nosso. Tem que gerar emprego, mesmo que seja subemprego. Tem que deixar alguém muito mais rico do que já era, mesmo que às custas dos sonhos ingênuos de quem vai sacrificar algumas semanas de carne no jantar, para colocar um sorriso efêmero na boca de seu filho.

Um Natal moderno tem que ser cercado de objetos que prendam a atenção das pessoas de maneira que elas não precisem conversar, nem olhar nos olhos uma das outras sem ser através de uma tela. Tem que ser touch, smart e fazer selfie. Ao mesmo tempo indestrutível e durável até o lançamento da próxima atualização, que vai acontecer daqui alguns meses. Tem que ter bateria que dure muito. Ser prateado ou dourado. E grande! Para ser visto de longe pelas outras pessoas. Tem de fazer eu me sentir exclusivo, como todos os outros milhões iguais a mim. Egoístas, ingênuos ou tolos.

As coisas natalinas não precisam passar de uma geração para outra, como a receita de um biscoito de Natal. Têm que ser lançamentos! Têm que ter estreia mundial! Ainda que sejam exatamente iguais à versão do ano passado, apenas com uma “roupa nova”.

Um biscoito de Natal não é assim. Ele é feito com as mãos. As mesmas mãos que apertam as bochechas dos netos, que acariciam, que tremem com a chegada da velhice. Em sua receita vai farinha, açúcar, canela e amor. Dos três primeiros uma pitada, se for o caso. Mas do quarto ingrediente quantidades substancialmente grandes. Se transbordar, melhor. O biscoito de Natal pode durar segundos depois de ser ganho, ou pode ficar guardado em um lugar especial por meses, pois a pessoa que ganhou ficou com pena de comer, como se a presença do biscoito ainda mantivesse viva e quente a presença de quem o deu como presente.

No futuro, em vez da ceia e da comunhão com a família, entregaremos presentes de Natal através de robôs, ou drones, que levarão os pacotes com uma mensagem de voz gravada desejando Feliz Natal e finalizando com “Um beijo ou um abraço! ”, que será apenas parte do protocolo de entrega, pois não saberemos mais o que são um beijo e um abraço. Os comerciais de TV continuarão exibindo mensagens belas e emocionantes, mas continuarão sendo, assim como são hoje, apenas a moldura para o verdadeiro retrato natalino: um gigantesco pacote de presente, comprado em doze vezes no cartão de crédito, com uma linda fita vermelha esvoaçante, que se será chamado popularmente de O GRANDE ESPÍRITO DO NATAL.

Minha dica para antes que isso aconteça: abrace forte sua família. Chore com ela se sentir vontade de chorar. Beije os mais velhos enquanto estiverem por aqui, pois isto será muito mais significativo do que levar flores e saudade quando não estiverem mais. Principalmente para ti, que vai dar o beijo. Peça desculpa para seus filhos, por todas as vezes que tivestes que ser duro com eles. Não se limita a ajudar, sê parceiro. Agradece. Declara amor. Ama!




Tia Iara Biscoitos Decorados






Fotos de biscoitos artesanais confeccionados por "Tia Iara Biscoitos Decorados"

Me segue no Instagram: @leandrodearaujofotografia

E no Twitter: @Le_Aquecimento


E minha galeria no Flickr


Comentários