OPINIÃO 122 - "A Sombra e a Chama", de Lélia Almeida (sugestão de leitura)

 

Sempre gostei muito de ler. E sempre disse que "O Tempo e o Vento" é a obra da minha vida, que me acompanha desde a adolescência e que já perdi as contas de quantas vezes já li a obra inteira ou partes pelas quais tenho interesse especial (não consigo passar muito tempo sem reler a morte do Velho Fandango, por exemplo). O texto de Veríssimo foi tão importante para mim que já havia determinado que seria meu tema de Trabalho de Conclusão, muito antes de saber qual curso faria na faculdade. Pois então... Aí está a obra máxima do maior escritor gaúcho como tema do meu TCC, que defendo semana que vem (06/12/2021). Mas ele não vem sozinho... 

Descubro coisas novas cada vez que revisito o romance, porque eu mesmo estou diferente à cada leitura. Para esta última, que me fez descobrir os encantos da personagem Maria Valéria, tive a companhia do livro "A Sombra e a Chama - As Mulheres d'O Tempo e o Vento", da querida professora Lélia Almeida. Foi a obra da Lélia que me colocou sentado frente à frente com Maria Valéria, e que nos permitiu prosear tomando mate. Agradeço demais à Lélia por ter "alcovitado" esse mate. Recomendo a todos que, assim como eu, amam a obra de Veríssimo, que leiam "A Sombra e a Chama". Vão descobrir um novo olhar sobre o universo fantástico criado por Érico Veríssimo.

Leandro de Araújo

Comentários